segunda-feira, 29 de outubro de 2007

UFPE terá acréscimo de 18 cursos nos próximos cinco anos

Fonte: Portal pe360graus.com

A Universidade Federal de Pernambuco terá mais 18 cursos nos próximos cinco anos. A novidade representa o acréscimo de 1.419 vagas no campus Recife e nos centros acadêmicos de Vitória de Santo Antão e do Agreste, em Caruaru.

A oferta das novas graduações irá acontecer graças aos recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do Ministério da Educação (MEC), aprovado na última sexta-feira (26) pelo Conselho Universitário da UFPE.

A proposta é acrescentar no vestibular do campus Recife, ao final de cinco anos, as graduações de Cinema, Gestão da Informação, Licenciatura em Dança, Ciências Atuariais, Arqueologia, Ciência Política/Relações Internacionais, Museologia, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Energia, Engenharia de Materiais, Oceanografia e Sistemas de Informação.

Em Vitória de Santo Antão serão ofertadas a Licenciatura e o Bacharelado em Educação Física. Em Cruaru, a concorrência será pelas licenciaturas em Física, em Matemática ou em Química e Engenharia de Produção.

Também haverá um aumento de vagas nos seguintes cursos já existentes na UFPE: bacharelados em Design, Direito, Biblioteconomia, Odontologia, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Engenharia Cartográfica (noturno), Engenharia Mecânica (Mecatrônica), Música, Ciências Biológicas/Ciências Ambientais, Ciências Econômicas (Finanças), Biomedicina, Engenharia de Computação, Ciência da Computação, Licenciatura de Desenho e Plástica e Letras.

Para atender a nova demanda serão contratados 400 professores e 600 técnicos administrativos e haverá a ampliação da infra-estrutura física em 7% (26 mil metros quadrados).

INVESTIMENTO
Ao todo, o Ministério da Educação destinará R$ 221,5 milhões para a UFPE. Destes, R$ 58 milhões serão para investimento em equipamentos e infra-estrutura. O restante deverá ser usado em custeio de pessoal, devido às novas contratações de docentes e técnicos administrativos, o pagamento de bolsas estudantis e a manutenção da instituição através do pagamento de despesas básicas.

O projeto também prevê a redução da taxa de evasão de 7% para 2% até 2012. Será feito um estudo para identificar as razões para o abandono do curso. Também haverá um esforço da UFPE para a realização do processo de Ingresso Extravestibular, para que todas as vagas ociosas sejam ofertadas e ocupadas.

Para a área de assistência estudantil, serão ampliadas as vagas nas casas de estudante do Campus Recife em 100% para a casa feminina e em 25% para a casa masculina, além de construídas as residências estudantis no interior. A UFPE pretende ainda criar mais três mil bolsas estudantis e cursos de pós-graduação no interior.

Nenhum comentário: