terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Crescimento celular obriga fixas a cederem prefixo

O crescimento acelerado da base de clientes da telefonia celular frente à estagnação do crescimento da telefonia fixa obrigou a Anatal a requisitar prefixos utilizados na telefonia fixa para a telefonia celular. Hoje a telefonia celular dispõe dos prefixos começados em 9, 8 e 7 com os quais é possível inclusive identificar a operadora e o estado, mais detalhes aqui, a partir de 12 de janeiro o prefixo 6 também passará a ser utilizado pelos celulares e não mais pelos telefones fixos.

Esta medida adotada pela Anatel afetará cerca de 2 milhões de clientes da Telefônica em São Paulo nas Zonas Norte e Leste e Guarulhos, a migração será feita de forma gradual com término previsto para o fim de 2008. Os telefones que começam com o prefixo 6 irão passar para o prefixo 2 e por 30 dias as chamadas encaminhadas pro número antigo (prefixo 6) serão automaticamente direcionadas para o novo número, e por mais 90 dias uma mensagem eletrônica alertará a mudança sempre que uma ligação for feita para um número de prefixo 6.

A Anatel tomou esta decisão diante da possibilidade de que falte numeração para celulares em 2008 devido ao seu crescimento. O número de linhas fixas em serviço no Brasil se mantém em 38,8 milhões desde 2002, no mesmo ano a base de clientes de celular era de 1,7 milhões e já esta em mais de 116 milhões com previsão de fechar 2007 com mais de 120 milhões (números finais de dezembro ainda não foram fechados).

Fonte: http://www.ucel.com.br

Nenhum comentário: