terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Prefeitura do Recife abre 8 mil vagas para cursos profissionalizantes

A Prefeitura do Recife inicia, nesta terça-feira (15), em 16 das 18 unidades profissionalizantes do município, o processo de inscrição para diversos cursos básicos de formação profissional em 11 áreas de ensino. As inscrições, que terminam na quarta-feira (16), são gratuitas e podem ser feitas nas próprias escolas, entre 8 da manhã e meio-dia e das 14h às 20h. Poderão disputar as oito mil vagas oferecidas qualquer pessoa, a partir dos 14 anos, desde que resida nos limites físicos da cidade e nas comunidades próximas às unidades de ensino. O sorteio das vagas acontece no dia 18 de janeiro nas próprias unidades de ensino envolvidas.

No ato de inscrição, os interessados deverão apresentar a carteira de identidade e o CPF originais, comprovante de residência e declaração de escolaridade (dependendo do curso escolhido). Terão prioridade durante o sorteio os estudantes da rede municipal de ensino e as pessoas inscritas nos programas sociais mantidos pela Prefeitura do Recife, como Projovem, Brasil Alfabetizado, entre outros. Para isso, a vinculação deverá ser comprovada com apresentação do encaminhamento do órgão ou secretaria responsável.

De acordo com o gerente de Educação Profissionalizante do Recife, Antônio Tadeu de Oliveira, ficarão de fora do processo seletivo o Centro de Educação Profissional Jornalista Cristiano Donato, na Boa Vista, e a Associação Pestalozzi Anexa à Escola Casarão do Barbalho, na Iputinga. "No primeiro caso, nós já temos uma demanda de inscrições definida, que é formada por pessoas previamente cadastradas na Bolsa de Emprego da Prefeitura do Recife, funcionários do município, alunos das escolas situadas na RPA-1 (bairros do centro) e comerciários encaminhados pela Associação dos Comerciantes da Rua da Imperatriz", ressalta Tadeu.

Na Pestalozzi, as vagas são destinadas apenas às pessoas com deficiência mental e às pessoas com Síndrome de Down. As famílias interessadas devem entrar em contato direto com a escola pelo telefone: (81) 3453.5979. Os resultados do sorteio serão divulgados nas próprias escolas no dia 22 de janeiro. Já a efetivação das matrículas estão marcadas para os dias 23 e 24. As aulas começam no dia 14 de fevereiro. Estão sendo oferecidos cursos, com cargas horárias de 250 h/a e 450 h/a. "Para os cursos de 250 h/a haverá um novo período de inscrições, nos dias 03 e 04 de julho", explica o gerente.

Cursos - Os cursos oferecidos pelas escolas municipais vão abranger as áreas de doces e salgados, corte e costura, serigrafia, marcenaria, idiomas, estética facial e corporal, artes, acompanhamento de idosos, artesanato e atendente administrativo. Pelo 2º ano consecutivo, estão sendo oferecidos em duas escolas, cursos de Garçom e Garçonete e Grafitagem.

Critérios para inscrição:

- A partir de 14 anos, nas áreas de Alimentação, Artesanato e Arte;
- A partir de 16 anos, nas áreas de Higiene e Beleza (Cabeleireiro, Manicure, Maquiagem e Penteado); Escritório; Indústria (Exceto Caldeiraria); Turismo; Vestuário; Idiomas; Educação e Saúde (Recepcionista na área de saúde);
- A partir de 18 anos, nas áreas de Educação e Saúde (Cuidador de Idoso); Higiene e Beleza (Estética Facial e Estética Corporal); Indústria (Caldeiraria); Alimentação (Garçom e Garçonete).

Documentos a serem apresentados no ato da inscrição:
Comprovante de residência; Declaração de escolaridade (dependendo do curso que vai se inscrever); Identidade e CPF; Encaminhamento dos Programas da Rede Municipal de Ensino.

Cursos / Carga Horária:

Cursos com 250 h/a
- Recepcionista na área de Saúde;
- Atendente Administrativo;
- Vendas/Técnicas de Vendas;
- Turismo;
- Manicure;
- Maquiagem e Penteado;
- Estética Corporal;
- Idiomas – Inglês, Árabe, Espanhol, Alemão, Italiano, Francês, Latim, Grego;
- Decorações de Mesas e Festas;
- Artigos Decorativos;
- Biscuit;
- Bijuteria;
- Bordado;
- Crochê;
- Estamparia;
- Pintura em Tecido;
- Pintura em Caixas;
- Serigrafia;
- Grafitagem;
- Tapeçaria;
- Confeitaria;
- Culinária;
- Doces e Salgados;
- Pastelaria;
- Eletricidade Predial;
- Bombeiro Hidráulico;
- Solda Elétrica;
- Solda Oxi-Acetilênica.

Cursos com 450h/a

- Garçom e Garçonete
- Estética Facial
- Cabeleireiro
- Corte e Costura
- Caldeiraria
- Marcenaria
- Serralharia
- Cuidador de Idoso
- Arte: Teatro, Música, Canto, Prática de Instrumento.

Cursos com 700h/a
- Auxiliar Serviços Gerais (Atende exclusivamente portadores de deficiência mental)

Fonte: Prefeitura do Recife

2 comentários:

Unknown disse...

como posso me matricular atrasada

Unknown disse...

como posso me matricular atrasada