quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Worm que roda no SymbianOS atinge 6 modelos de celular da Nokia

Um worm que mira o sistema operacional Symbian e está se espalhando ativamente em celulares, atinge vários modelos da Nokia, alertou a empresa de segurança Fortinet.

Identificado como SymbOS/Beselo.A!worm, o código malicioso roda em dispositivos que usam a versão Symbian S60. Este é o caso dos modelos 6600, 6630, 6680, 7610, N70 e N72 da Nokia.

O malware está disfarçado como uma mensagem de texto multimídia (MMS) e tem nomes atraentes: Beauty. jpg, Sex.mp3 ou Love.rm. A Fortinet alerta que, ao abrir os arquivos, os usuários instalam o malware em seus dispositivos, sem perceber.

Os destinatários móveis destas mensagens maliciosas receberão um diálogo de instalação ao clicar no anexo. Após a instalação, o worm irá copiar toda a lista de contatos do celular e lhes envia uma versão do worm por MMS. O malware também se “auto-envia” a números gerados aleatoriamente.

Curiosamente, todos os números atingidos são da China e da mesma operadora. O diretor da equipe de respostas a ameaças da Fortinet, Giullaume Lovet, afirma que este não é apenas outro worm “teórico”, com o qual ninguém irá se deparar.

“Ele se espalha rapidamente, apesar dos números ainda serem pequenos”, revela. Ele diz que que o malware está se espalhando na África, Europa e Oriente Médio. A Fortinet também está investigando o caso pelo ângulo da China.

“Quando você quer espalhar agressivamente um worm, provavelmente o fará em áreas com alta população”, explica Lovet. “A operadora chinesa que alertou nossa empresa sobre o worm é a maior do mundo, com 300 milhões de usuários.”

O conselho de Lovet é simples. “Os usuários do Symbian não devem dizer ‘sim’ a arquivos com as extensões .jpg, .mp3 e .rm que tentam ser instalados em seus celulares.”

Apesar de ainda serem raros, em 2006 uma empresa de segurança identificou uma variante agressiva de vírus para dispositivos móveis, o CommWarrior.

FONTE: http://www.htmlstaff.org

Nenhum comentário: