segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Protesto da PM termina com citação de Tropa de Elite no Rio



O protesto de policiais e bombeiros militares por melhores salários, que aconteceu na manhã deste domingo (17), terminou com uma citação ao Capitão Nascimento do filme Tropa de Elite. Parafraseando o polêmico protagonista, o ex-corregedor da Polícia Militar, coronel Paulo Ricardo Paúl, encerrou a manifestação, que reuniu, segundo ele, cerca de 700 pessoas, dando um recado ao governador Sérgio Cabral.

“Prometeu na campanha, tem que cumprir. Se não tem como cumprir, pede pra sair”, disse ele, aplaudido pelos colegas de profissão e suas famílias. A passeata, que começou na praia de Ipanema, no posto 10, terminou no posto 12 no Leblon, ambas na Zona Sul da cidade, a cerca de 100 m da residência de Cabral.

O governador Sérgio Cabral, informou por meio de sua assessoria que não vai comentar o assunto. E se muitos policiais sem farda estavam na orla protestando, na rua do governador, cerca de 30 deles em serviço, incluindo o comandante do 23º BPM (Leblon), foram deslocados para fechar a quadra do prédio em que Cabral mora e garantir sua segurança.


O movimento começou com um minuto de silêncio em homenagem aos policiais e bombeiros mortos em serviço e teve execução do hino nacional e das canções oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Cabral de Pinóquio - No meio do protesto, entre folhetos distribuídos, um irritou os organizadores. Ele trazia uma montagem de Sérgio Cabral com nariz de Pinóquio e, entre outras coisas, dizia: “Ele promete e não cumpre”. “Isso é infiltração. É gente querendo fazer bagunça”, afirmou Paúl, que recolheu os papéis.

Cartazes - Além de folhetos, muitos cartazes e camisetas com frases como Que produção se espera de um policial que ganha R$ 30 por dia? Marcaram o evento.

Reivindicando equiparação salarial com a polícia civil, o grupo teve nessa segunda manifestação o apoio de quatro Organizações Não-Governamentais. “Isso é a sociedade aderindo ao movimento”, disse o coronel Paulo Ricardo Paúl, ex-corregedor geral da PM, exonerado no mês passado.

Fonte: Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: