quinta-feira, 17 de abril de 2008

Discriminação policial. Não é privilégio

Esse video foi-me enviado por Demócrito Figueira, colaborador do Blog do Limão, achei interessante a mensagem de cooperação, solidariedade e força de grupo. Mas, gostaria de focar o olhar em duas cenas interessantes, porém na minha opnião, meio fora do contexto abordado. As cenas estão bem no começo e no finalzinho do filme, revelando bem a forma como a mídia, de uma maneira geral, utiliza-se de imagens, cenas, extragemas para expor com discriminação a ação policial diante da sociedade.
Tenho a impressão que os jornalistas, cineastas, produtores, diretores e demais pessoas ligadas aos meios de produção artística, tais como a televisão, os jornais e o cinema, adoram expor os policias em situações vexatórias, desatenciosos e alheios a tudo que está acontecendo ao seu redor, tudo isso devidamente alinhado com um visão míope de que se tratam de pessoas arrogantes, preconceituosas, verdadeiros idiotas, néscios, imbecis ou mesmo retardados - Uma caricatura mal feita do que deveria ser.
Essa exposição, certamente perpassa a quem assiste, de maneira sublimitar, a idéia de que não se deve confiar na polícia, no Estado ou em qualquer forma de controle. Talvez, isso seja resultante do "espírito libertário" que essas pessoas costumam difundir (com o intento de fazer juízo) que qualquer forma de controle é sempre perigosa e deve ser aniquilada.
Bom, agora resta a vocês, caros amigos do Blog, assitirem ao filme e tirarem suas conclusões.


Nenhum comentário: