quinta-feira, 1 de julho de 2010

MANDADOS DE PRISÃO CUMPRIDOS E APREENSÃO DE ARMA DE FOGO

Belém de São Francisco – Após levantamento do serviço de inteligência da 1ª CIPM, foi capturado na madrugada de hoje, na localidade de Malhada Grande, neste município, OSVALDO JOÃO DOS SANTOS, vulgo "Vavá Araquan", com 48 anos de idade. Elemento perigoso que tem 10 mandados de prisão em seu desfavor, sendo oito deles por homicídio.

Vavá Araquan encontrava-se na localidade em função das festividades do dia de São Pedro quando foi surpreendido por Policiais Militares da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar – 1ª CIPM (subordinada ao 1º Comando de Policiamento do Sertão – CPS/1), com o apoio do Grupo Tático Itinerante – GATI daquela OME.

Durante a operação que resultou na sua prisão, Vavá Araquan, na tentativa de fugir ao cerco policial, reagiu e atirou contra os PM. Mas, sua ação, graças ao competente trabalho dos policiais militares não causou nenhuma vítima.

PASSADO NEGRO

Vavá Araquan, como é mais conhecido na região, conseguiu fugir do presídio de Salgueiro em 08 MAI 2001, juntamente com mais 08 (oito) detentos de sua família, que ao serem perseguidos pela Polícia Federal, eles balearam o piloto do helicóptero que apoiava as ações policiais.

Segundo o Major Rômulo Lamenha, Comandante da 1ª CIPM, o elemento capturado é tido, no Sertão Pernambucano, como uma verdadeira lenda no mundo do crime. "Ele é um dos líderes do clã Araquan e nós da PM já vínhamos o procurando há muito tempo. Quando foi capturado, ele tinha em seu poder 01 (uma) Pistola Taurus, calibre .40 (ponto quarenta) com a numeração adulterada, sendo esse tipo de arma de uso restrito à policiais. Além de estar de posse de mais 03 (três) carregadores de pistola contendo 10 (dez) munições do mesmo calibre cada um, totalizando 30 (trinta) munições" Afirmou o Major após a captura.

O preventivado, juntamente com o material apreendido, foi encaminhado a Delegacia de Polícia Civil de Belém do São Francisco-PE, onde o mesmo foi autuado em flagrante delito por porte ilegal de arma de fogo e deverá ser conduzido para o presídio onde terminará de cumprir pena.

Nenhum comentário: