quarta-feira, 14 de maio de 2008

Ganhando dinheiro com seu site

Muitas pessoas têm o sonho de que ganhem dinheiro com seu site, blog, fórum ou qualquer outro meio de comunicação na Web. Vamos desmistificar esse assunto tão polêmico mostrando os mitos e verdades, além do melhor caminho para conseguir uma renda extra com seu site ou até mesmo se dedicar inteiramente a ele, sendo sua renda principal

Já parou para pensar como sites como o Baixaki, Imageshack ou tantos outros sobrevivem e custeiam a hospedagem enorme?

Através de anúncios é claro. Sempre tem gente querendo anunciar alguma coisa, e sempre vai existir alguém querendo comprar ou conhecer essa mesma coisa. Alguns dos serviços mais conhecidos e usados pela maioria dos sites são Adsense e Uol Afiliados, dois sistemas de confiança que lhe pagam por cliques, sistema conhecido como PPC. Você pode se inscrever gratuitamente nos dois sistemas e gerar um rendimento com seu site. Mas para isso você vai necessitar de usuários e trafego em seu site, visto que apenas 1% das pessoas que entram nos sites clicam nas propagandas (visto que é contra as regras dos programas pedir ou até mesmo incentivar que elas cliquem). Para tal você vai precisar de um site com um conteúdo muito bom, que consiga atrair bastante visitantes e principalmente que esses visitantes voltem a seu site.


E como faço para atrair visitantes para meu site?

Um bom meio é escrevendo artigos inteligentes, principalmente sobre coisas que você goste. Ninguém vai entrar em um Blog que só tem vídeos do youtube ou imagens que todo mundo já viu, a maioria das pessoas acaba saindo e nunca mais voltando para o Blog. Um meio de se manter atualizado e informado é utilizando RSS, assim você sempre tem acesso às ultimas noticias e consegue manter um site atual e limpo.

Outro meio é com a utilização de palavras-chave, que fazem com que algum mecanismo de pesquisa aponte para seu site quando as pessoas pesquisarem sobre algo relevante. Muito dos meus visitantes, por exemplo, estavam procurando sobre o MegaCubo ou sobre como instalar extensões no Joomla no Google, e acabaram por encontrar meu site como resultado em seus buscas. Sabendo disso, podemos investir nas palavras-chave que gerem maior retorno para nosso site, e assim gerar um tráfego maior.

Outra forma bastante interessante é utilizando do Marketing Social, onde podemos nos filiar a comunidades de bloggers ou webmasters e interagir diretamente com eles, fazendo amizades, parcerias e assim se tornando conhecido pelo meio. Quanto maior a fama, mais acessos você terá, mas trataremos mais detalhadamente sobre isso em outro artigo


Mas como fazer com que meus visitantes voltem a meu site?

Um site com bom conteúdo faz com que os usuários queiram voltar a seu site, alguns acabam até por adicioná-lo em seus favoritos para uma visita posterior. Um jeito bem interessante também é participando de outros sites, se um Blogger posta um comentário em seu Blog ou Site e você responde, acaba por se criar um vínculo que faz com que acabem sempre um conferindo o site do outro, e indiretamente isso atrai outros visitantes. Um ponto muito importante é não deixar de atualizar seu site pelo menos semanalmente, e de preferência diariamente. Um site ou Blog parado gera um sentimento de falta de profissionalismo, e se a pessoa entrar duas ou três vezes em seu site e ele estiver desatualizado, ela pode desistir de voltar


Posso ficar rico com meu site?

Muita gente tem esse sonho, mas esquece que existe um caminho árduo até esse ponto, salvo raras exceções, como o caso de Ashley Qualls, uma menina de 17 anos que criou um site com temas para MySpace e já conseguiu seu primeiro milhão, tendo um faturamento mensal de $70.000,00 em média. Isso nos deixa claro que para ter sucesso basta estar no lugar certo, na hora certa, com a idéia certa.

Mas se você, como a maioria de nós, pobre mortais, não teve uma idéia dessas, pode sim ter um rendimento bom com Adsense. Basta se dedicar, estudar, ganhar experiência e nunca desistir do seu sonho.

Eu já fui Administrador em tempo integral de um Fórum de debates, onde nossa renda mensal média com Adsense era de $100,00. O Fórum já existia há dois anos e meio, e tinha um público fiel, por ser um site onde os usuários participam diretamente criando e debatendo os assuntos. Não era uma renda sustentável, serviu apenas para custear o servidor, visto também que éramos três administradores e cinco moderadores. Mas mesmo não tendo ganhado dinheiro, uma coisa eu ganhei, e é a qual eu mais agradeço: Experiência

Graças à experiência que conquistei nesses meus quase 3 anos gerenciando esse Fórum e até criando projetos pessoas não muito bem sucedidos eu consegui iniciar o WebZuca com confiança, já sabendo o que eu estava fazendo.

Por isso lembre-se sempre, não importa qual o seu projeta, ou se ele vai fracassar. Você com certeza vai ganhar experiência, e os erros não vai se repetir.


Resumindo:

Leve seu site com profissionalismo, escreva conteúdos legais de sua própria autoria, não copie artigos alheios, seja simpático com os outros bloggers ou webmasters, participe de redes sociais, mantenha-se atualizado e o principal: Encare tudo como aprendizado, assim você logo se tornará maduro para ter confiança e conseguir um site legal e que gere um futuro retorno.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por copiar o conteúdo do meu blog