quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Asta la vista Fidel


O dia 19 de fevereiro de 2008 certamente vai ficar marcado na história da humanidade. Fidel Castro, após 49 anos de comando em Cuba, dá adeus ao cargo e recolhe-se ao ocaso de sua vida.
Sem mais nenhuma condição física de voltar à ativa, Fidel despede-se do poder, deixando a Ilha aos cuidados do irmão Miguel.
Personalidade forte e muita determinação fizeram de Castro um grande líder na América e, exemplo para muitos seguidores de suas doutrinas e convicções. Inimigo declarado dos Estados Unidos, ele foi o único líder da América Latina que não sucumbiu diante do poderio americano.
Com o afastamento de Castro da vida pública, resta saber qual será o caminho que Cuba seguirá. Permanecerá a doutrina fechada imposta por Fidel ou partirá para uma abertura política rumo à democracia?
De certo, esses reflexos não serão sentidos pelos cubanos, nem pelo resto do mundo de forma imediata. Só o tempo e as ações, tanto do governo cubano, quanto da oposição poderão apontar os rumos.
Com muito erros. Mas, também com muitos acertos, em especial no campo da educação e da saúde pública, Fidel deixa um grande legado e ainda muitos mais desafios aos seus sucessores.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom este blog. Maravilha ....